18.3.14

Escrever nem sempre é uma tarefa fácil.


Postagem programada pela salvadora do universo, Karin!
Leiam as notas finas da postagem pelo amor do Goku.
Leia os PS´s MINHA GENTE!

Eai pessoas, tudo bem?
 Eu estou indignada comigo mesma, que pensava que discussão era com "ç" e meu word acabava sempre me corrigindo e colocando discutição. Estou pasma com tamanha burrice a minha. Mas então, o que me traz aqui? Um pedido, uma ideia. Mas antes irei falar porque sumi, já que no post abaixo apenas disse que o blog ficaria em Hiatus. Bem, eu fui transferida de uma escola para outra não não, tu foi transferida de uma escola para um hospício.  
Bem, mais ou menos, a minha nova escola, pelo menos na minha sala, só tem retardado, não retardado mental não que eu saiba, é que o povo é louco mesmo, e o que acaba acontecendo o professor não consegue dar matéria pois o povo fica balbuciando e não os deixam dar matéria, ai sobra para ser tarefa. Outra desculpa também é que, como eu fui transferida  no meio do primeiro bimestre acabou por eu não ter a matéria das provas bimestrais, e isso é um tanto fudido, porque eu tive que gastar semana passada inteira e   hoje para copiar quase trinta paginas de dez matérias! Quem é burrinho e tá com preguiça de multiplicar  é trezentos, copie quase trezentas paginas º3º   E também tive que copiar tudo aquilo que eles fizeram na apostila, o que me custou tempo, e um belo calo no dedo. Essa é a desculpa que vós venho dar.

Bem, vamos falar sobre o post, e quem sabe quando me sobrar tempo para fazer outra postagem eu volto aqui. Bem, nas postagens anteriores eu venho repetindo o fato de estar escrevendo um livro, e umas criaturinhas muito lindas, que não se lembram de mim, vieram no EO, logo após de eu comentar no Prom Space sempre escrevo scape, falando o quão era legal eu fazer um livro e me pediram um post a respeito. Eu pensei muito e decidi fazer. Eu na verdade criei um bloco oficial aqui no EO, "Escrever nem sempre é uma tarefa fácil", se vocês aprendem português na escola vão aprender aqui também. Eu vou conversar, debater, falar sobre como fazer livros, organização, letras, escrita, algumas regras, como e na onde usar o discurso informal em um texto, e como não depender somente do corretor automático que as vezes te trolla e coloca a palavra discutição ao invés de discussão :/ .
Bem primeiro vamos falar sobre "Ler ou não Ler, eis a questão".
A leitura é fundamental para aqueles que querem escrever, ou até mesmo ter um bom domínio sobre sua linguá. Afinal, se escritores não escrevessem bem, eles não seriam escritores, não é?
O que ler - Gírias
Pergunta interessante essa, pois sua leitura influencia na escrita. Eu sou uma pessoa que amo ler casos de mistérios, assassinatos, mas não tenho grana então acabo lendo na internet, muitas vezes... Erro meu. Internet é o universo das gírias, dos vc,  oq, dms, dnv, pq entre outras gírias. Muitas vezes você acaba achando um ótima história cheia de gírias, isso influência, porque querendo ou não, eventualmente, se você ler apenas isso, sua escrita girará entorno de gírias. Eu falo isso por experiencia própria, você acaba aderindo esse modo, como você acaba por exemplo aderindo um sotaque. Eu sou muito assim, se eu ouço alguém falar com r enrolado, mesmo que poucas vezes, eu fico falando. A gíria pega, e com ela vem os erros, quem é novo acaba achando as vezes que por exemplo oque esta certo, não que esteja errado, mas veja na onde pois. Jovens pensam que a palavra se lê e escreve daquela forma, olhe abaixo uma lista de erros comuns, cometidos muitas vezes por mim mesma.
Esses entre outros erros são cometidos frequentemente, até mesmo no ensino médio. 

Erros ortográficos
É triste você querer escrever, e você não saber várias regras ortográficas ou como se escreve as palavrinhas. Acredite até ano passado eu e as palavras andávamos em linhas opostas, mas depois que recebi um erguida, que eu notei que meus textos não eram ruim e sim a minha escrita eu melhorei muito, sendo que hoje em dia eu uso acentos. Não é a coisa mais fácil do mundo, mas quando você vive diariamente com isso se torna hábito. Ler textos com erros ortográficos não vai ler-te a lugar nenhum. Tente ler textos com uma ótima ortografia e preste atenção nas aulas de português, são chatas eu sei, mas as regrinhas são extremamente divertidas quando se entende. Brinque com as palavras, mas de maneira correta.

História também influenciam
Sim, elas influenciam. Se você quer escrever uma história com linguagem culta e séria leia sempre mais livros ou textos deste jeito, do que histórias engraçadas e com um vocabulário mais informal.
 Isso eu descobri recentemente, enquanto eu lia Anatomia do Mal, minha história estava extremamente culta, sem um sequer erro ou gracinha, ela estava de certa forma culta, uma linguagem adulta, mas quando eu comecei a ler outras fic relacionadas ao Jeff, fics mais engraçadas e distraídas mudou muito, e eu pude notar isso.

Agora vamos partir um pouco mais para informal e formal.

Informal, sugiro usa-lo para quando for dar os diálogos dos personagens na história. Se não for possível, use o minimo, quanto menos melhor. Esse tipo de linguagem cai bem para iniciante, que geralmente colocam um pouco de comédia nas história, serve para aqueles que veem uma ideia em algum lugar e fala "meu deus eu preciso por isso", e em vez de mudar um pouco, coloca exatamente igual.

Formal,eu prefiro sempre usar essa linguagem, já que meus textos são sempre mais sérios, claro tento descontrair as vezes e colocar informalidade, mas histórias mais sérias, use formal.
Um erro muito grande é aqueles que fazem a história se passar trocentos anos atrás de usar informalidade, ou a pessoa faz parte de uma família nobre/monarquia e fala informal, tá errado. Pois antigamente se tinha uma educação de língua extremamente rígida.

Bem, eu acho que por hoje eu já enchi vocês de lições, na próxima vou ensinar algumas outras regrinhas fundamentais na escrita, organização de um livro - prólogo, alinhamento, design da página etc...
Até mais o/
PS: Eu coloquei a fonte da letra em pequeno,  se tiverem dificuldade me avisem.
PS2: Eu não vou colocar ninguém na elite e nem responder comentários por enquanto, eu sei que é cuzisse aguda minha, mas coloquem-se me meu lugar, eu to na merda e to fazendo essa postagem escondida para vocês.
PS3: Se tem razão Criss, eu deixo meus leitores esperando uns par de anos º3º 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar? Muito obrigada, vai fazer uma louca feliz.
Mas antes temos umas regrinhas
♠- Apesar de eu falar palavrões, e de mais da conta, por favor se contenham com os palavrões também
♥- O Eternamente Otaku, e eu, Karin, adoramos novos rostinhos por aqui. Por isso não se acanhem em querer comentar.
♦- Eu respondo os comentários, as vezes demora um tempo, mas eu sempre respondo.
♣- Tua opinião é essencial para o blog. Mas claro, que espero que você tenha educação.
♠- Aceitos tags.
♥- Comente seu link no blog, mas recomendo que tenha cuidado, o google pode considerar spam.
♦- "Seguindo, segue?" Vou pensar ¬¬
Obrigada por comentar ♥